Conheça a maior pagina de oposição a Igreja Universal


Fonte: Gospel+

A Igreja Universal do Reino de Deus constantemente é envolta por polêmicas e denúncias, muitas vezes não comprovadas, de ilegalidades no trato de sua principal função, ser igreja.

As polêmicas variam desde questões teológicas, até situações perante a justiça, passando por escândalos envolvendo exorcismos e a guerra velada contra a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada por um ex-bispo da Universal, apóstolo Valdemiro Santiago.

Devido a tantos holofotes e controvérsias, diversos movimentos contrários à Universal surgiram na internet, e um deles, é a página no Facebook “Brasil Contra Igreja Universal”, que se dedica a repercutir matérias publicadas com denúncias contra a denominação fundada pelo bispo Edir Macedo.

A Redação do Gospel+ entrevistou o responsável pela página, que não quis se identificar por questões de segurança (segundo o entrevistado, diversas ameaças – de natureza física, judicial e até espiritual – são feitas diariamente contra os envolvidos), e descobriu que o movimento não está necessariamente ligado a uma igreja evangélica.

A página Brasil Contra Igreja Universal possui 54 mil adeptos no Facebook, e além das denúncias contra a Igreja Universal, se propõe também a divulgar escândalos de outras denominações.

Segundo o entrevistado, “a Teologia da Prosperidade é o esquema de estelionato mais bem-sucedido do Brasil”, e acusa as igrejas adeptas dessa linha de pensamento e pregação de hipocrisia: “Eles distorcem as mensagens bíblicas usando apenas alguns versículos para defender suas práticas criminosas. Eles agridem os adeptos das religiões afro-brasileiras mas adotam oficialmente o sincretismo religioso oferecendo descarregos e sabonetes ungidos”, pontua.

A maior denúncia contra a Universal, segundo o responsável pela página, é a de que a TV Record teria sido comprada com dinheiro, dentre outras fontes, do narcotráfico: “A história mais incrível já relatada para a gente foi a do ex-bispo da IURD, Carlos Magno de Miranda, que reforçou a afirmação de que a TV Record foi parcialmente financiada com dinheiro do narcotráfico colombiano com o conhecimento do Edir Macedo em 1989. Essa foi a denúncia mais chocante já recebida!”.

Confira abaixo a íntegra da entrevista com o responsável pela página “Brasil Contra Igreja Universal”:

Como a página surgiu? Qual o propósito dela?

A Página surgiu no Orkut em 2005. Criei a página num ano em que a Igreja Universal do Reino de Deus recebeu muitas denúncias e críticas. Foi o ano em que apreenderam um jatinho fretado da Igreja com muitas cédulas de dinheiro. Criei a comunidade no Orkut justamente para discutir os inúmeros casos de denúncias contra a Igreja. A Comunidade existe até hoje e tem 47 mil membros no Orkut.

Com a contínua perda de usuários do Orkut para o Facebook, criei a página Brasil Contra Igreja Universal também no Facebook em junho de 2011. A Intenção era a mesma, reunir os internautas sobre o assunto. Mas o Facebook se mostrou muito mais poderoso que o Orkut para atingir as pessoas, e crescemos assustadoramente rápido. No Facebook acrescentamos um ingrediente inédito na página: O Humor. Mas a missão da página sempre foi a mesma, fazer oposição às práticas criminosas da IURD criticando-a. No Facebook hoje somos 54 mil membros.

Vocês já foram da IURD ou tiveram alguma experiência na denominação?

Eu particularmente nunca frequentei a IURD. Sempre tive um pé atrás com a Igreja, dado os inúmeros casos de corrupção que constantemente estão ligados à instituição. Mas eu (o autor da página) conheço pessoalmente algumas pessoas que foram lesadas pela Igreja. Pessoas que doaram muito dinheiro e jamais receberam as bençãos prometidas, e pessoas que perderam anos da vida lá dentro, saíram com depressão e revoltadas.

A identidade do dono/fundador(s) da página não é facilmente encontrada. Por quê?

Recebemos muitas ameaças diariamente. Fiéis e pastores que dizem que irão nos processar e alguns dizem que seremos castigados por Deus. Outros querem nos castigar agredindo fisicamente. Eles nos chamam diariamente de bandidos e satânicos. E não queremos expor nossa identidade para não sofrermos agressões diretas. Basicamente eles nos odeiam! (risos).

Como é a receptividade do conteúdo de vocês para com os diretores e frequentadores da IURD? Vocês já sofreram ou sofrem ameaças? Se sim, pode falar mais sobre?

Acessar a conta da “BCIU” diariamente é saber que dezenas ou centenas de mensagens de fiéis indignados com a gente nos aguardam. Todos os dias eles mandam mensagens para a gente. As ameaças vão de punições divinas à punições jurídicas. Uma vez um perfil “fake” escreveu que tem vontade que os administradores da página morram.

Quais histórias mais os usuários das páginas de vocês já contaram?

Recebemos a participação de muitos dissidentes da IURD. Ao longo desses anos todos na internet, pode apostar que a gente já ouviu coisas que até Deus duvida sobre a “Igreja”. Mas a história mais incrível já relatada para a gente, foi a do ex-bispo da IURD, Carlos Magno de Miranda que reforçou a afirmação de que a TV Record foi parcialmente financiada com dinheiro do Narco-tráfico colombiano com o conhecimento do Edir Macedo em 1989. Essa foi a denúncia mais chocante já recebida!

Na página há críticas a outras denominações e pastores famosos, vocês são contra evangélicos/religiosos?

A página cresceu demais, e seríamos hipócritas se focássemos apenas na IURD. Hoje somos uma página contra a corrupção na religião. Onde houver corrupção, lá estará nossa crítica. Não temos nenhum problema com os evangélicos nem os cristãos. Respeitamos todos! O Problema principal é a Teologia da Prosperidade que corrompe 99% das igrejas neo-pentecostais.

A Teologia da Prosperidade é o esquema de estelionato mais bem-sucedido do Brasil. Eles distorcem as mensagens bíblicas usando apenas alguns versículos para defender suas práticas criminosas. Eles agridem os adeptos das religiões afro-brasileiras mas adotam oficialmente o sincretismo religioso oferecendo descarregos e sabonetes ungidos. Eu desafio qualquer evangélico ou teólogo sério que me prove que a Teologia da Prosperidade e o Sincretismo Religioso são bíblicos e estão de acordo com as mensagens sobre cristãs.

As Igrejas neo-pentecostais envergonham a comunidade dos evangélicos, pentecostais e protestantes tradicionais sérios. Muitas destas seitas estão envolvidas em lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de divisas, charlatanismo e etc… A igreja neo-pentecostal se comporta hoje, como a Igreja Católica da idade média: Fazendo corrupção e vendendo indulgências. Obviamente atacamos os líderes destas seitas, os fiéis são vítimas, manipulados.

A comunidade utiliza do bom humor pra passa sua mensagem. Questiona também o dependência da Rede Record  pela Universal (BCIU - Divulgação

A comunidade utiliza do bom humor pra passa sua mensagem. Questiona também o dependência da Rede Record pela Universal (BCIU – Divulgação)

No Orkut uma outra página contra a Igreja Universal fazia sucesso devido a suas pesadas críticas, porque vocês focaram o humor?

Eu realmente não sei sobre qual página você está falando. Hoje a maior comunidade do Orkut de oposição à Igreja Universal é a nossa. As outras foram tiradas do ar há alguns anos devido a uma ação judicial da Igreja Universal que obrigou o Google a tirá-las do ar. A Nossa foi a única que permaneceu.

Hoje no Facebook a página tem muito humor pois é uma forma de linguagem leve e dinâmica que atinge muitos internautas. Mas não temos só humor, nossos assinantes são testemunhas que postamos vídeos, notícias, textos e denúncias. A “BCIU” continua falando sério como antes, mas hoje temos humor. Se não tivéssemos humor, a página não teria crescido e se tornado tão popular.

A comunidade utiliza do bom humor pra passa sua mensagem. Questionado as formas de arrecadação dos pastores. (BCIU – Divulgação)

As igrejas neo-pentecostais, como a IURD e a Mundial, estão cada vez crescendo mais no Brasil, como você avalia o futuro religioso nacional e os fiéis que seguem essas denominações?

Sabe porque os evangélicos são tão estigmatizados como ignorantes e os pastores evangélicos são constantemente classificados como vagabundos e corruptos? Por causa das seitas neo-pentecostais.

Estas seitas se “travestem” de evangélicas e cristãs e sujam o nome de toda uma comunidade maior e complexa. Eu vejo Templos da IURD e IMPD lotadas como prova que a ignorância e a falta de instrução escolar ainda reinam no país. Pessoas com dificuldades das mais diversas, fragilidade emocional, financeiras, de saúde e etc… estão tão suscetíveis que acabam entrando nessas arapucas da fé.

Eu particularmente vejo um Brasil cada vez menos católico e cada vez mais independente. Sou otimista, acho que essa fase neo-pentecostal vai passar dentro de 10 anos. Depois as pessoas descobrirão o poder da independência. O número de pessoas sem religião não para de crescer, e isso não significa que as pessoas estão se tornando ateias ou agnósticas. As pessoas vão descobrir que é possível acreditar em Deus fora da religião. Acredito que a imagem de Jesus continuará inspirando milhões de pessoas sempre, mas de uma forma menos ligada a dogmas religiosos.

Eu particularmente não sou Ateu, mas não tenho nenhum preconceito ou problema de me relacionar com pessoas que não pensem como eu. Acho que o diálogo dos pensamentos é o futuro. Talvez a verdade esteja contida um pouco em cada pensamento. Enfim… respeito deve ser recíproco.

Tem mais alguma coisa que gostaria de comentar ou acrescentar a respeito da página?

Eu gostaria apenas de dizer à comunidade evangélica que não tenham medo ou raiva do nosso trabalho. Não estamos incitando a intolerância religiosa nem estamos perseguindo os cristãos. Nosso problema é com a corrupção neo-pentecostal e com a Teologia da Prosperidade, e os verdadeiros fiéis sabem que o nome de Jesus não deve ser “prostituído” da forma que está sendo feito. Suas bençãos viraram comércio, os cultos viraram leilões. Onde está DEUS nisso? Se não tomarmos uma atitude, esses corruptos colocarão o nome de todos na lama.

Convido a todos a conhecerem nossa página e descobrirem que é possível dialogar com pessoas que pensam diferente de vocês, e descobrirem todo um universo de possibilidades através do respeito mútuo.

A comunidade utiliza do bom humor pra passa sua mensagem. Questionado as formas de arrecadação dos pastores.

A comunidade utiliza do bom humor pra passa sua mensagem. Questionado as formas de arrecadação dos pastores. (BCIU – Divulgação)

Conheca pagina: Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s